cdletocapa

Avril Lavigne é o quinto álbum de estúdio epônimo da cantora canadense Avril Lavigne. A produção do álbum foi iniciada pela sua equipe no ano de 2011, com os produtores L.A. Reid e The Runners, e teve previsão de lançamento para 24 de setembro 2013 pela gravadora Epic Records, mas foi adiado pela própria Avril, sendo anunciado seu lançamento para 5 de novembro de 2013.

Deste disco já foram lançados os singles “Here’s to Never Growing Up”, “Rock N Roll” e “Let Me Go”, todos com desempenho moderado nas tabelas musicais, se destacando principalmente nas tabelas dos países asiáticos.

Na primeira semana de vendas nos Estados Unidos, Avril Lavigne vendeu mais de 44 mil cópias de acordo com a Nielsen SoundScan. No Japão o álbum ficou na 3ª posição na parada da Oricon na sua semana de lançamento. Na Austrália o álbum estreou na 7ª posição na tabela da ARIA Charts.

O álbum entrou por 20 semanas em 17 paradas diferentes. Sua primeira aparição foi na 45ª semana do ano de 2013 na Itália, Irlanda, Países Baixos, Bélgica e Finlândia e a última aparição foi na 47ª semana de 2013 da Polônia.

Segundo a própria Avril Lavigne, o álbum é muito diversificado e “basicamente, este trabalho tem canções emocionais, baladas sinceras, e algumas outras mais otimistas”, em entrevista a Billboard. No Brasil e no Canadá, esse disco foi certificado com disco de ouro com 20 e 40 mil cópias vendidas respectivamente. Veja o comercial de venda do álbum na época, ASSISTIR.

 

cdalTrack list do álbum

1. “Rock N Roll”,  2. “Heres To Never Growing Up”, 3. “17”,  4. “Bitchin Summer” , 5. “Let Me Go feat Chad Kroeger”,  6. “Give You What You Like”,  7. “Bad Girl feat Marilyn Manson”  8. “Hello Kitty” 9. “You Ain’t Seen Nothin’ Yet”  10. “Sippin’ On Sunshine”  11. “Hello Heartache”  12. “Falling Fast”. 13 “Hush Hush”.

 

Neste álbum, foram lançados 3 singles, e um promocional para o Japão:

heresHere’s To Never Growing Up: Primeiro single do álbum AL, composta pela própria cantora e por David Hodges, Chad Kroeger, Martin Johnson e Jacob Kasher, foi produzida por Martin Johnson, vocalista da banda Boys Like Girls. A faixa foi lançada em 9 de abril de 2013, através da loja digital iTunes Store, sob distribuição da editora discrográfica Epic Records. Nos Estados Unidos, alcançou a vigésima posição da Billboard Hot 100, e no país natal da artista, posicionou-se no décimo sétimo posto da Canadian Hot 100. No Japão, a canção alcançou a oitava colocação da Japan Hot 100 e atingiu a primeira posição em duas outras paradas. O videoclipe para “Here’s to Never Growing Up” foi filmado em 8 e 19 de abril de 2013, sob a direção de Robert Hales no primeiro dia e de Shane Drake no segundo. Evan Taubenfeld e Devin Bronson, ex-companheiros de banda de Lavigne, fazem pequenas aparições no vídeo, que tem lugar em um baile de formatura numa escola. A artista usou trajes que se assemelhavam aos usados no vídeo de “Complicated”. Para promover o single, a cantora interpretou a música em várias ocasiões, incluindo no programa de rádio On Air with Ryan Seacrest, onde estreou a música, e no talk show The Tonight Show with Jay Leno. Na cerimônia dos MuchMusic Video Awards de 2013, “Here’s to Never Growing Up” venceu na categoria “Best international video by a Canadian”. Nos Estados Unidos e na Austrália o single foi certificado com disco de platina em cada país.

 

rocknrollRock N’ Roll: Composta por Avril Lavigne, David Hodges, Chad Kroeger, Bertil Gonansson, Jacob Kasher e Peter Svensson e com a produção de Max Martin, o single foi lançado em 27 de agosto de 2013, como segundo single do quinto álbum. O videoclipe foi lançado em 20 de agosto, que conta com referências a histórias em quadrinhos, uma cena do clipe de “November Rain”, dos Guns N’ Roses, onde Slash toca guitarra em frente a uma igreja, a aparição do ator americano Billy Zane e do DJ Sid Wilson da banda Slipknot e um beijo lésbico entre Avril e atriz Danica McKellar. O single atingiu a 71ª colocação na Japan Hot 100, a 91ª posição na Billboard Hot 100 e na 37ª na Canadian Hot 100, tendo atingido também várias paradas da Coreia do Sul. “Rock N Roll” foi criticado por ter o mesmo gênero pop rock de “Here’s to Never Growing Up”.

 

letmegoLet Me Go: Foi composta por Avril, David Hodges e Chad Kroeger, é o terceiro single do álbum AL e foi lançado 15 de outubro no iTunes. O single é uma parceria de Lavigne e seu marido Chad Kroeger. A faixa mais adicionada na parada Hot AC, segundo a Nielsen BDS, na semana de seu lançamento. Na Billboard Hot 100, o single estreou na 78ª colocação e na 12ª no Canadá além de receber uma certificação de disco de ouro pelas mais de 40 mil cópias vendidas. No videoclipe, Avril aparece representando uma pianista fantasma que, sozinha em uma mansão sem iluminação e com móveis encobertos, tenta conseguir um contato com o homem que ela o amava; representado por Chad Kroeger. Ele, agora um homem idoso que continua a cuidar da mansão.

 

hellokittyHello Kitty: Foi gravada para seu quinto álbum de estúdio Avril Lavigne. Composta por Lavigne, Chad Kroeger e David Hodges, foi lançada como single promocional no território sul-coreano em 2013, conseguindo alcançar a posição 70 no país. Nos Estados Unidos alcançou a posição 75 na Billboard Hot 100. A canção utiliza-se de technopop como estilo musical e sua produção foi influenciada pela obsessão de Avril Lavigne por produtos da marca japonesa Hello Kitty.