cdletocapa

Let Go é o álbum de estreia de estúdio da cantora e compositora canadense Avril Lavigne, foi lançado internacionalmente pela gravadora Arista Records em 4 de junho de 2002.

O álbum vendeu mais de 18 milhões de cópias no mundo inteiro, conseguindo ser o segundo mais vendido de 2002 e o nono de 2003, segundo a IFPI. A revista Rolling Stone elaborou uma lista dos 100 melhores álbuns entre 2000 e 2009, baseada na opinião de seus leitores, na qual o disco ficou em quarto lugar.

Em 2005, Avril Lavigne entrou no livro do Guinness World Records como a cantora mais jovem a entrar no topo da parada do Reino Unido, em 11 de janeiro de 2003, aos 18 anos e 106 dias de idade.

O álbum chegou ao primeiro lugar na 18ª semana na UK Albums Chart. O álbum recebeu 6x Disco de Platina nos Estados Unidos, pela RIAA, e 7x Discos de Platina na Austrália, pela ARIA, por mais de 490 mil cópias vendidas no país. Foi premiado com Disco de Diamante no Canadá e no Japão, por mais de um milhão de exemplares comercializados em cada um. Obteve também um bom desempenho no Brasil, onde, de acordo com a ABPD, vendeu cerca de 250 mil discos e recebeu premiação de Disco de Platina Duplo.

A revista Billboard divulgou uma lista dos 100 mais populares álbuns da década de 2000, na qual Let Go ficou na 20ª posição na categoria Billboard 200.

Segundo o website Gracenote, Let Go ficou na terceira posição dos discos mais populares de todos os tempos, perdendo apenas para American Idiot, do Green Day, e Stadium Arcadium, do Red Hot Chili Peppers.

Este álbum também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. De 2002 a 2012, o álbum ficou na 9ª posição entre os mais vendidos nos EUA com exatas 6,782,000 unidades comercializadas no país. Veja o comercial de venda deste álbum, neste LINK

 

letgo2Track list do álbum

1. “Losing Grip”,  2. “Complicated”, 3. “Sk8er Boi”,  4. “I’m with You” , 5. “Mobile”,  6. “Unwanted”,  7. “Tomorrow”  8. “Anything But Ordinary” 9. “Things I’ll Never Say”  10. “My World”  11. “Nobody’s Fool”  12. “Too Much to Ask”  13. “Naked”  

 

Neste álbum, foi lançado 4 singles, confira abaixo:

comComplicated: Foi o primeiro single da Avril Lavigne, a canção foi escrita pela mesma e pela banda The Matrix, recebou certificação de Disco de Platina Duplo na Autrália, por mais de 140 mil álbuns vendidos, segundo dados da ARIA, e foi premiada com Disco de Platina no Brasil, pela ABPD, pelos mais de 100 mil downloads pagos. O single permaneceu durante onze semanas consecutivas em primeiro no Contemporary Hit Radio. O single ficou entre “As 500 melhores canções da história da música” em 182º lugar.

 

 

s8boiSk8er Boi: Segundo single do álbum Let Go, também escrita por Avril e pela banda The Matrix, Sk8er Boi foi lançado pela gravadora Arista Records, a canção alcançou 10º posição da Billboard Hot 100, e o 1º lugar na Pop Songs dos Estados Unidos. O single recebeu certificações de Disco de Platina no Brasil e na Austrália e Disco de Ouro pelo Estados Unidos.

 

 

 

imwithyouI’m With You: Terceiro single do álbum, a canção foi escrita por Avril Lavigne e também foi sua primeira “balada romântica”. Recebeu ampla cobertura nas rádios e na televisão brasileira. O single foi nomeado na categoria “Canção do Ano” e “Melhor Performance Vocal Feminino Pop” no Grammy Awards 2004. Foi um dos singles mais bem sucedidos da carreira de Avril.

 

 

 

losingLosing Grip: Quarto single do seu álbum Let Go, exceto na Austrália e Nova Zelândia, onde “Mobile” foi lançado. Avril liberou a canção no final da primavera de 2003, após o grande sucesso de “I’m With You”. A canção foi escrita pela mesma e por C. Magness, a música é muito mais pesada com grunge sons orientados, do que a maioria das músicas de Let Go. O single recebeu certificação de Disco de Ouro nos Estados Unidos, devido a mais de 500 mil vendas, segundo a RIAA.”