cdletocapa

The Best Damn Thing é o terceiro álbum de estúdio da cantora de pop rock canadense Avril Lavigne, lançado mundialmente em 17 de abril de 2007. Ele teve produção de Dr. Luke, Deryck Whibley, ex-marido de Lavigne, Butch Walker e da própria artista, além de Travis Barker, que gravou algumas faixas na bateria. Os singles retirados do projeto foram “Girlfriend”, “When You’re Gone”, “Hot” e “The Best Damn Thing”.

A composição foi feita principalmente pela própria Avril, além de contribuições de Lukasz Gottwald, Butch Walker, Evan Taubenfeld e seu ex-marido Deryck Whibley, que participou também nas fotos oficiais e da produção do disco. As letras foram feitas em épocas diferentes, e só foram finalizadas em 2006.

Mesmo antes do lançamento do disco, Lavigne participou da trilha sonora do filme Eragon com a canção “Keep Holding On”. O álbum é considerado pela cantora e pelos críticos o mais pop e agitado que ela já fez. O site Metacritic calculou uma média de avaliações de 66 pontos, numa escala que vai até 100, baseada em 19 resenhas de críticos especializados em música, incluindo publicações das revistas de Billboard e Rolling Stone.

De acordo com a ABPD, The Best Damn Thing vendeu cerca de 60 mil cópias no Brasil, sendo premiado com disco de platina,5 assim como nos Estados Unidos, pela RIAA, por mais de um milhão de discos vendidos no país,6 e na Europa pela IFPI Platinum Europe Awards.7 Ele havia vendido, em abril de 2007, mais de seis milhões de cópias em todo o mundo,8 e ficou em quarto lugar entre os recordistas mundiais de 2007, segundo dados da IFPI. Veja o comercial de venda do álbum na época, ASSISTIR.

 

cdTrack list do álbum

1. “Girlfriend”,  2. “I Can do Better”, 3. “Runaway”,  4. “The Best Damn Thing” , 5. “When You’re Gone”,  6. “Everything Back But You”,  7. “Hot”  8. “Innocence” 9. “I Don’t Have to Try”  10. “One of Those Girls”  11. “Contagious”  12. “Keep Holding On”.

 

Neste álbum, foi lançado 5 singles, confira abaixo:

keepKeep Holding On: Primeiro single do álbum The Best Damn Thing, a música foi escrita por Lavigne e Lukasz Gottwald, a mesma foi tema do filme “Eragon”, em 2006. A canção foi lançada oficialmente na trilha sonora do filme e no CD oficial dos Jogos Olímpicos de 2008. O single recebeu premiação de Disco de Platina nos EUA e no Canadá.

 

 

tbdtGirlfriend: A canção foi lançada como segundo single do álbum, em abril de 2007, e sendo, em geral, bem recebida pela crítica, chegando a primeira posição no Japão, na Argentina e em outros países. Até o momento, esta fora a música de Avril a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos EUA. Girlfriend, foi composta em parceria com Lukasz Gottwald. A revista Billboard fez uma lista dos 100 mais populares hits da década de 2000, na qual o single ficou na 94º posição. “Girlfriend” ganhou um prêmio no Kids Choice Awards na categoria de “Melhor música”.7 No MTV América Latina 2007 e no MTV Europe Music Awards, a canção venceu na mesma categoria de “Canção do Ano” e com Jeff Rützen como ganhador do Twitter Leaks Fan .8 9 E no Juno Awards, foi indicada nas categorias de:”Escolha dos Fãs” e “Single do Ano”. O trabalho recebeu várias premiações em vendas, como na Austrália segundo a ARIA o single de Lavigne recebeu uma certificação de Disco de Platina Quádruplo, com mais de 280 mil cópias vendidas no país. Nos Estados Unidos recebeu Disco de Platina Duplo, pelos dois milhões em vendagem, e Disco de Platina no Brasil, devido os 100 mil downloads. No Japão o CD single vendeu mais de um milhão de cópias com uma premiação de Disco de Diamante pelo RIAJ. Na Áustria o single foi premiado com Ouro, com mais de 15 mil exemplares vendidos no país e Disco de Ouro na Bélgica pelo Ultratop, com mais de 10 mil exemplares vendidos.

 

whenWhen You’re Gone: Com a produção de Butch Walker e Tom Lord-Alge, e Avril Lavigne na composição, foi o lançado oficialmente como single do álbum The Best Damn Thing. O CD Single vendeu mais de 500,000 cópias nos Estados Unidos, recebendo uma certificação de Disco de Ouro. Na Austrália, recebeu a certificação de Disco de Platina pela ARIA. No Brasil, recebeu certificação de Disco de Platina, devido a mais de 100 mil downloads pagos.

 

 

hottHot: Quarto single do álbum, escrita por Avril Lavigne e Evan Taubenfeld. O CD Single recebeu certificação de Ouro na Austrália, devido a mais de 35 mil cópias vendidas no país.

 

 

 

tbdtThe Best Damn Thing: Quinto single do álbum The Best Damn Thing, com a composição de Butch Walker e Avril. O Single recebeu uma certificação de Disco de Platina no Brasil, devido a mais de 100 mil downloads pagos, e chegou a posição de número 107 na mais importante parada musical dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. O videoclipe da canção foi dirigido por Wayne Isham e lançado em 9 de abril de 2008.