cdletocapa

Under My Skin é o segundo álbum de estúdio da cantora canadense de pop/rock Avril Lavigne. Foi lançado dia 25 de maio de 2004 e contém doze canções inéditas, todas compostas por Lavigne e sua equipe de produção, que incluiu os cantores(a) Chantal Kreviazuk, Butch Walker e os guitarristas Evan Taubenfeld e Ben Moody. Avril considera o seu trabalho “mais escuro, sombrio, profundo e maduro”, bem diferente de seu álbum anterior, Let Go, e que algumas músicas são emocionais e mostram o que ela está sentindo, seja um sentimento otimista, de desespero ou de esperança.

O website Metacritic avaliou o álbum em 65 pontos, numa escala de zero a 100, baseado nas notas de outras catorze páginas especializadas incluindo a revista Rolling Stone. Os críticos consideram o álbum bem diferente do primeiro trabalho da cantora, sendo os temas das músicas mais adultos e menos alegres, embora as letras sejam superficiais.

O álbum contém os singles “Don’t Tell Me”, “My Happy Ending”, “Nobody’s Home” e “He Wasn’t”, que alcançaram boas colocações nas lista das 100 melhores paradas musicais do Brasil, Canadá e Austrália. Em sua primeira semana de vendas, alcançou o primeiro lugar na lista Billboard 200 nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil e em outros países.

O álbum recebeu a certificação de Disco de Platina Triplo pela RIAA, obtendo o quinto lugar em vendas físicas e digitais do ano, segundo dados comprovados pela IFPI, perdendo apenas para Usher (Confessions), Norah Jones (Feels Like Home), Eminem (Encore) e U2 (How to Dismantle an Atomic Bomb). A revista Billboard fez uma lista dos álbuns mais populares da década de 2000, no qual Under My Skin atingiu a 149° posição na categoria da Billboard 200.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Under My Skin vendeu mais de 125 mil cópias no Brasil, recebendo uma certificação de Disco de Platina. Com isto, Lavigne se tornou a artista internacional que mais vendeu discos no país até então, segundo a sua ex-gravadora BMG.

Em uma publicação do Grace Note, o álbum alcançou a 83ª posição dentre os mais populares de todos os tempos, sendo relançado numa edição especial com mais quatro músicas gravadas ao vivo durante a turnê The Bones Tour Eyes. O relançamento incluiu também um DVD com quatro videoclipes e bastidores da turnê. Veja o comercial de venda do álbum na época, ASSISTIR.

 

ums2Track list do álbum

1. “Take Me Away”,  2. “Together”, 3. “Don’t Tell Me”,  4. “He Wasn’t” , 5. “How Does It Feel”,  6. “My Happy Ending”,  7. “Nobody’s Home”  8. “Forgotten” 9. “Who Knows”  10. “Fall to Pieces”  11. “Freak Out”  12. “Slipped Away”  13. “I Always Get What I Want” 14. “Nobody’s Home (Live Acoustic).  

 


Neste álbum, foi lançado 4 singles, confira abaixo:

donttellmeDon’t Tell Me: Foi o primeiro single do álbum, com essa canção Avril Lavigne foi nomeada para o MTV Video Music Awards 2004. Foi usada na trilha sonora do CD “Totally Hits 2004 Vol.2”. A música foi escrita por Avril e Evan Taubenfeld, no Brasil a mesma foi indicada para o VMB de 2004 na categoria “Melhor Videoclipe Internacional”. Na Austrália, o CD Single recebeu certificação de Disco de Ouro, devido a mais de 35 mil em vendas, segundo a ARIA. Nos Estados Unidos, a canção também recebeu uma premiação de Disco de Ouro pela RIAA, com mais de 500 mil exemplares vendidos.

 

myhappyMy Happy Ending: É uma canção de pop rock composta e produzida por Avril Lavigne e Butch Walker. A RIAA dos EUA certificou com Disco de Platina com mais de um milhão de exemplares vendidos, e no Brasil, segundo a ABPD também de Disco de Platina devido a mais de 100 mil downloads pagos no país. E na Austrália, com Disco de Ouro com mais de 35 mil CD Singles vendidos no país, segundo a ARIA. O single foi usado na trilha sonora do filme “A Lot Like Lov”, no seriado CSI, e na 4º temporada do seriado Smallville. A música esteve presente no álbum “Keynote Karaoke: Pop, Vol.6”. A Microsoft lançou um jogo chamado “Lips” com a música de Avril em sua trilha sonora. O site About.com fez uma lista com as 100 melhores músicas do gênero Pop, no qual MHP ficou na 74º posição.

 

nobodysNobody’s Home: O terceiro single do álbum Under My Skin, foi escrita por Avril Lavigne e Ben Moody, recebendo então Disco de Ouro nos Estados Unidos pelas mais de 500 mil CD Singles vendidas. No Brasil, a canção foi premiada de Disco de Platina. Seu videoclipe é o 7º mais visto no Brasil, pelo site YouTube. Em 2010, a gravadora lançou uma versão alternativa desse clipe, com a música original, mas com cenas diferentes no vídeo.

 

 

heasntHe Wasn’t: O quatro single da cantora Avril Lavigne, escrita e produzida pela mesma e por Chantal Kreviazuk. O videoclipe da música foi indicado ao VMB de 2005. Essa música foi usada na coletânea nomeda “So Fresh: The Hits of Winter 2005″. No videoclipe, Avril fala sobre gostar de um garoto que não era nada do que ela pensava, e que o mesmo não sabia fazer ela se sentir especial, Avril também quebra quase tudo no mesmo.”